sexta-feira, abril 25, 2008

Onde estavas ao anoitecer do 25 de Abril?...

Nessa altura eu tinha quase 16 anos.
Já tinha experimentado as dificuldades de formar uma Associação de Estudantes no meu liceu. Tinha lido muitos livros emprestados, discutia noites inteiras com os meus amigos, era uma bomba de emoções prestes a rebentar. Sentia-me revoltadíssimo com a situação do país e assustado com a perspectiva de ir para a guerra.
Aquele dia foi um sonho para mim. Desde manhã que andava na rua com o grupo dos meus amigos e amigas. Éramos muito novos, mas loucamente entusiasmados. Íamos encontrando outros grupos, de malta do cineclube, do club de jazz, da pró dos liceus, e íamos engrossando o grupo que já era enorme. Trepávamos aos Chaimites, que dantes nos metiam medo por significar guerra e morte, e agora nos traziam a paz. Estava tudo enfeitado de cravos vermelhos, um acaso que se tornou um símbolo.
Vivam os cravos! Viva o MFA! Viva a Vida! Viva a Liberdade!
Gritávamos palavras de ordem que se inventavam na altura, e recuperámos «o povo unido jamais será vencido» do Chile, o pobre Chile, na altura sob a pata de Pinochet. E a emoção de comprar jornais que traziam na primeira página: «Este jornal não foi visado por nenhuma comissão de censura». !
Claro que não havia telemóveis na altura, portanto para falar para casa andávamos a juntar moedas para ir a uma cabine. A minha mãe queria-me em casa, mas eu desobedecia: «Oh mãe!!! Hoje, que caiu o fascismo?! Hoje não me acontece na-da!!!» A minha namorada não conseguiu falar da cabine mas falou do telefone de uma loja, porque naquele dia todos facilitavam, todos estavam solidários. Nunca se viu coisa assim!
Finalmente ‘desmobilizámos’ para jantar, também tínhamos fome.
Mas combinámos dar a volta aos pais e encontrarmo-nos depois do jantar. Havia tanto que discutir, que saber, que planear… Sabíamos que a vida estava verdadeiramente a começar.


5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui estou eu!!!!!
Este é o Meu post!
Tal e qual, Emiéle. Tal e qual...

josé palmeiro disse...

Que gosto, ver a reacção da Kim!

Anónimo disse...

É como já dissemos para baixo: este «diário» que não o é, apanha tudo. Eu, estou um pouco acima da Kim, já não andava na luta da pró dos liceus, mas também não estava muito longe!
E para a malta adolescente, que ainda não tinha a amargura dos de 50 anos que desesperavam de ver o fim, o entusiasmo era contagiante.
Lembro-me de ver miúdos desta idade, delirantes!!!

Anónimo disse...

É como já dissemos para baixo: este «diário» que não o é, apanha tudo. Eu, estou um pouco acima da Kim, já não andava na luta da pró dos liceus, mas também não estava muito longe!
E para a malta adolescente, que ainda não tinha a amargura dos de 50 anos que desesperavam de ver o fim, o entusiasmo era contagiante.
Lembro-me de ver miúdos desta idade, delirantes!!!

Anónimo disse...

A solidariedade desses dias , nunca repetida, é indiscritivel